Por que é necessário Nascer de Novo?
É necessário nascer de novo
SEGUNDA PARTE
Na primeira parte do estudo sobre o Novo Nascimento, descobrimos inúmeras passagens em que a Palavra de Deus declara nosso estado atual e a necessidade de nascermos de novo. Vimos que por causa da desobediência do homem, toda humanidade está afastada da gloriosa presença de Deus e vivendo segundo as inclinações das suas vontades e emoções. Descobrimos que Deus é boníssimo e amou o mundo de tal maneira, que preparou Ele e nEle mesmo, O caminho para resgatar o homem de volta para o seio da sua presença gloriosa. No entanto, você agora deve ter Ainda mais perguntas do que antes e isso é ótimo! Isso é uma demonstração de que você se importa e quer saber o que ou como nascer de novo e ser filho de Deus, ter a mente de Cristo, viver e obedecer a vontade do Pai do mesmo modo que Jesus fez quando caminhou sobre a terra.
John MacArthur descreve a supremacia de Deus no Novo Nascimento da seguinte forma:
da mesma maneira que o homem não tem controle sobre seu próprio nascimento, ele também não tem controle sobre o Novo Nascimento, pois ambos dependem de Deus, pois o homem tem relação para gerar uma criança, mas Deus é o que da o espirito de vida. Da mesma forma, no Novo Nascimento, Deus é quem ilumina no coração do homem a Palavra da Verdade para que ele creia e opera o milagre da regeneração por meio do Seu Santo Espírito.
É por meio do Novo Nascimento, que recebemos a Mente de Cristo, um novo caráter, uma nova natureza e uma nova vida. Recebemos uma nova identidade, pois nascemos de Deus e isso nos torna seus filhos. Falando em filhos, você já pensou no por que chamamos a Deus, O Supremo Criador do Universo de Pai? Nossos pais terrenos nos chamam de filhos pois nos deram à luz, e é por isso que quando nascemos de novo pelo poder regenerador do Espírito de Deus através da fé em Jesus Cristo, somos recebidos na família de Deus como seus filhos. Éramos todos filhos da ira, filhos da desobediência, separados da gloriosa presença de Deus.
Você ainda está esperando o manual do que ou como fazer, para nascer de novo e desfrutar dos benefícios de ser filho do Altíssimo? Às vezes achamos que seria mais fácil seguirmos um manual, mas esse é um pensamento enganoso. A maravilhosa obra da regeneração é um ato exclusivo de Deus quando Ele revela em nós o Filho e quando cremos nEle, é porque Ele iluminou os olhos do nosso entendimento e resplandeceu a Luz da Verdade em nossos corações por meio do Seu Espírito que é quem convence. É por isso que a Graça é tão extraordinariamente maravilhosa, porque ela salva um ladrão, uma prostituta, um assassino, um rico, um mestre da religião, todos os homens e nenhum deles é merecedor, pois todos somos salvos única e exclusivamente pela Graça que Ele nos dá (Efesios 2:8-9).
Uma das passagens que mais causaram tremor no meu coração enquanto eu estudava os Evangelhos ainda durante o início da minha conversão, está em João 2:23-25 e 1 Coríntios 2:11
- Estando Ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que Ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho à respeito do homem, porque Ele mesmo sabia o que era a natureza humana.
- Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senso o Espírito de Deus.
Jesus, que é Deus e tem o Espírito de Deus, conhecia o coração de cada um que creu nEle por causa dos sinais que Ele fazia, mas não creram para a Salvação, pois tinham seus corações endurecidos e indispostos por causa da incredulidade. Parece confuso não é? Mas relembre comigo os 40 anos que o povo caminhou pelo deserto rumo à Terra Prometida, vendo todos os sinais que Deus operou com mão forte no meio deles; nem todos os sinais, nunca vistos antes sobre a face da terra, amoleceram os corações endurecidos daquela multidão e todos pereceram. Quando cremos verdadeiramente na obra da Salvação de Deus, nossa vida testifica da nossa fé em atitudes que correspondem com a nova vida que de Deus recebemos.
A essa altura você deve estar querendo algo, ou um sinal para ter certeza de que já nasceu de novo. Então pegue sua Bíblia e leia junto comigo a epístola de 1 João, os capítulo 1, 2, 3, 4 e 5. Não continue lendo o Estudo abaixo antes de fazer a leitura dos cinco capítulos na sua Bíblia, leve o tempo que for preciso, ore e faça anotações do que for lhe saltando aos olhos, observe as palavras que se repetem frequentemente, examine bem e depôs retorne aqui para a conclusão do nosso estudo.
Que bom que você seguiu minha recomendação, isso o ajudará a compreender a importância da sua fé. Você percebeu que no capítulo 5, João fala que a nossa fé é a vitória que vence o mundo? Vencer o mundo é vencer sobre nossa velha criatura e sobre as tentações desse mundo tenebroso.
Quando lemos 2 Coríntios 4, vemos que as pessoas estão cegas e impedidas por satanás (por meio de mentiras e enganos), de enxergarem por conta própria a resplandecente luz do Evangelho de Jesus Cristo, e que é Deus que ascende a luz no nosso entendimento, Ele resplandece a Luz onde há trevas, abre a vista cega e enche de vida onde havia morte.
Pare um instante, você abriu sua Bíblia em 2 Coríntios 4 e leu todo o capítulo? Se não leu, faça isso agora e leve o tempo que precisar, pois quando você lê a Palavra, ela é vida em você. Já que vai abrir a Bíblia, leia também Colossenses 1:13 ; 2:13 e Tito 3:3-7.
Percebeu que Deus fez todo o trabalho que nós não poderíamos e nem desejaríamos fazer? Ele generosamente nos resgatou e nos vivificou em Seu Filho.
Em Gálatas 1:15-16a, encontramos uma declaração do apóstolo Paulo:
- Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprove revelar seu Filho em mim…
Deus conhece cada um de nós. Paulo era um homem zeloso da lei e um fariseu. Para ser um fariseu Paulo deveria saber de memória os cinco livros da lei (Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), jejuar duas vezes por semana e outras obrigações religiosas que eu fazia separado do restante do povo. Mesmo crendo em Deus e conhecendo a Bíblia, Paulo não conhecia Deus e precisava nascer de novo, caso contrário nunca veria a Deus. A mesma coisa vimos com Nicodemos, aquele fariseu e mestre de Israel que foi procurar Jesus em João 3. O apóstolo Paulo não fez nada, na verdade ele estava rindo perseguiu os do caminho que já haviam nascido de novo e é nesse momento que Deus se revela pra ele.
O que se passa em seu coração quando você vê a forma como Deus realiza a obra da salvação? Em meu coração só aumenta a gratidão por essa graça irresistível que me alcançou. A certeza da salvação vem de saber que não é o que eu faço ou deixo de fazer para ser salvo, mas em quem Deus é e no que ele fez para que eu fosse salvar. As minhas obras na verdade manifestam esse trabalho de Deus em mim, porque dele eu recebo vida eu consigo vencer o mundo. Minha gratidão é expressa quando eu me submeto a Ele.
Há muitas pessoas que acreditam em Deus mentalmente, creem que Jesus é da parte de Deus e fala a verdade de Deus, mas não se submetem a Ele. Muitos até trabalham para o Evangelho, mas nunca se submeteram ao Evangelho que pregam. Muitas pessoas creem que Jesus é o Filho de Deus, nunca nasceram de novo e infelizmente ouvirão o Rei dizer no Grande Dia:
- Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer: Senhor, Senhor? Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7:21-24)
- Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para vida, isso é um poucos os que acertam com ela. (Mateus 7:13-14)
Essas passagens nos mostram que devemos levar a sério o novo nascimento. Precisamos analisar e examinar se estamos na fé. A palavra de Deus diz em Provérbios 3:5 ao 6, que não devemos nos apoiar no nosso próprio entendimento, pois o coração do homem é enganoso e não tem vontade pelas coisas de Deus. Talvez você pense que agora ficou mais difícil ter certeza da sua salvação, mas não! Esse estudo é para te ajudar a refletir sobre a excelente, generosa e surpreendente obra da salvação que Deus operou para que pudéssemos desfrutar da eternidade com Ele. Nós não podemos fazer a salvação acontecer, mas podemos pedir ao Deus das misericórdias para que Ele nos salve. Jesus disse:
- Todo aquele que o Pai me dar, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. (João 6:37)
- De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o filho e nele crer tem a vida eterna; (João 6:40)
- Pedir, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.
Deus te abençoe e lembre-se:
“— Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas." (Mateus 5:6 NTLH)
-- Carolina Lin
+1 917 741 2236
- carolina@carolack.com
-www.carolack.com