#3 - Abigail
Leitura em 1 Samuel 25
Abigail, uma mulher pacificadora com um caráter divino. A Palavra descreve Abigail como bonita e no decorrer do texto, percebemos que sua beleza não era só exterior, mas principalmente interior (1 Sm 25:3b). Na época em que Abigail viveu, Israel era governada ainda por Saul e Davi mesmo já tendo sido ungido como rei, estava sendo perseguido para ser morto. Abigail era casada com um homem riquíssimo chamado Nabal. Este era da descendência de Calebe (Josué e Calebe foram os únicos que saíram do Egito e entraram na Terra Prometida, Calebe representava a tribo de Judá), e a Palavra o descreve como um homem mesquinho, rude e mau. Ele devia favores a Davi que havia protegido, cuidado e dado proteção a sua terra e aos seus empregados. Davi era responsável por grande parte da prosperidade de Nabal nesse tempo, pois a Bíblia fala em 1 Samuel 23, que essa área era regularmente atacada pelos inimigos e saqueadores.
Davi envia alguns dos seus homens pra pedir algo de comer a Nabal, pra ele e seus homens, mas Nabal que era mesquinho e insensato, além de negar o pedido, faz descaso de Davi e em sua prepotência menospreza o ungido do Senhor. Eles eram parentes, mas Nabal era mau. Davi fica furioso e irado com a resposta ofensiva que recebe, e sai com 400 homens, decidido a destruir Nabal e toda sua terra. E é nesse momento de guerra declarada, que Abigail se posiciona.
A Palavra diz que Abigail se apressou em agir, ela não ficou pensando e procurando amigas pra conversinha, ela agiu depressa. Ainda mais interessante, no verso 18, vemos que ela tinha uma quantidade imensa de alimentos variados prontos e estocados. Abigail foi uma mulher inteligente e previnida. Não me admiraria se ela fosse a mulher descrita em Proverbios 31.
Abigail era bonita, inteligente, sábia, previnida e o principal, ela não tinha culpa por nada do que estava acontecendo, e mesmo assim ela vai ao encontro de Davi pra buscar favor pra ela e sua casa. Na cultura judaica da época, as mulheres não eram respeitadas, seus conselhos não eram ouvidos, e Abigail sabia quem era Davi e vai ao seu encontro com humildade e submissão. Ela assume toda a responsabilidade sobre ela, lança-se aos pés do futuro rei de Israel e lhe dá um conselho de paz. Wow! Abigail fala com sabedoria e confiança e lembra a Davi que a vingança pertence ao Senhor. No verso 32, Davi reconhece que Deus estava no comando da situação e dispôs o coração de Abigail pra intervir e impedi-lo de sujar suas mãos de sangue.
Quantas vezes Deus dispõe nosso coração pra sermos pacificadoras, pra andarmos prevenidas, pra aplicar bem o conhecimento, e não Lhe damos ouvidos, apagamos o Espírito e buscamos vingança própria.
Oração:
Pai, obrigada por nos deixar o exemplo dessa mulher em Sua Palavra. Obrigada por me chamar pra ser pacificadora e por me ensinar que a vingança pertence somente a Ti. Obrigada por me ensinar que eu devo confiar em Ti. Eu creio que o Senhor nos criou com dons e habilidades, e em Ti, eu quero desenvolver cada um, para que eu possa andar de acordo com a Tua vontade que é boa, que é perfeita e que é agradável. Pai, me ensine a ser pacificadora e gentil como Abigail, me ajude a ter coragem pra enfrentar os conflitos que surgem, me dê entendimento e sabedoria pra que eu saiba discernir a melhor maneira de agir quando for preciso. Eu peço que por meio da Tua Palavra, o Teu Espírito me dê a revelação que preciso pra ser a mulher que o Senhor me formou pra ser.