#5 - Gomer

Leitura, livro de Oseias

Nossa mulher da Palavra hoje, foi uma mulher real, mas não é um exemplo a ser seguido por nós. Gômer é pra nós como um espelho, e devemos olhar pra ela e vermos a nós mesmos. Gomer é o retrato do ser humano que Deus criou a Sua imagem e semelhança, pra ser seu povo e viver em comunhão com Ele, mas assim como Gomer, não nos contentamos com o caráter justo de Deus, por sermos nós tão inclinados as paixões imorais.

Nos prostituímos espiritual e emocionalmente, entronizando tudo em nosso coração, menos o Deus que nos formou. Abandonamos e rejeitamos a bondade de Deus e fomos atrás de ídolos, de bens finitos, de dinheiro sujo e de tudo que é imoral. Gomer era uma mulher de prostituição, acostumada aos prazeres e ao que podia conquistar por conta própria. O que ela não sabia é que seu estilo de vida a estava conduzindo a uma eternidade de sofrimento. Gomer tinha uma visão limitada de si e do mundo. 

Deus, em um ato de loucura, do ponto de vista humano, manda que o profeta Oseias case-se com uma prostituta e ele casa-se com Gomer e tem filhos com ela. Enquanto isso, Deus anuncia por meio de Oseias, seu julgamento sobre seu povo rebelde e adúltero. Os nomes dos filhos que Oseias gerou com Gomer, são Julgamento, Não Meu Povo e Desfavorecida. Nomes negativos, que retratam o estado das dez tribos que se corromperam contra Deus. 

Gomer, insatisfeita e com saudade dos seus amantes, abandona Oseias que a amou e se casou com ela, lhe deu um nome e cuidava dela, e voltou a se prostituir. Com isso, o retrato de Gomer parece pior do que no início, e o que entendemos, é que agora, está sendo vendida como escrava em praça pública. Oseias então aparece com um amor sublime, sem exigir nada, e compra Gomer por um valor altíssimo, pois a amou quando compreendeu o amor de Deus por Seu povo. Oseias tem uma profunda revelação do amor de Deus e com isso, restaura a prostituta, assim como o amor de Deus encobre as multidões dos nossos pecados.

Todos nós éramos como Gomer, condenados e sem valor, e Deus nos amou porque Ele é amor. Talvez se você der uma boa olhada em si mesmo, não encontrará razão pra ser amado, mas Deus nos ama não pelo que fazemos, mas porque Ele é amor.

Modelo de oração: 

Pai amado, 
Obrigada por Teu imenso amor por mim e por toda a humanidade, demonstrado no radical sacrifício de Jesus por mim. Obrigada por me amar quando ninguém mais me amava e nada eu tinha pra oferecer em troca.
O mérito e todo o crédito da salvação, pertencem somente a Ti e o Senhor nos deu como um presente porque nos amou.
Obrigada por atrair meu coração para Ti e por revelar Jesus pra que eu pudesse conhece-Lo e crer que Ele é a revelação da Tua glória.
Pai, limpa meu coração de todo passad, das lembranças e emoções, desejos e paixões da velha natureza e preenche toda a minha virá com a Tua santa e gloriosa presença.
Eu me rendo completamente ao Teu amor e me coloco aos seus pés, pra aprender de Ti que é manso e humilde de coração.
Em Teu nome eu agradeço, Amém. 

Carolina EmerickComment