Maria - mãe de Jesus
Chegamos a uma das mulheres mais apaixonantes e admiráveis da Palavra, Maria mãe de Jesus. Em Mateus e Lucas, vemos que Maria aparece na historia quando era uma jovem. Não sabemos sua idade, mas sabemos que ela estava desposada, noiva de uma rapaz chamado José que era da tribo de Judá. Conhecer a genealogia, ou seja, a linhagem familiar histórica de alguém, é muito importante quando estudamos a Bíblia, e nesse caso saber que José descendia de Judá, é ver que as planos de Deus não são frustrados, mas se cumprem conforme Ele promete. Maria foi uma mulher real, humana, gerada por pais humanos e provavelmente tinha irmãos. Em Mateus 1:18 e Lucas 1:26, vemos como se dá o encontro do anjo Gabriel com Maria. Ela descobre que está grávida, e não é pelo meio natural, mas em algum momento o Espírito de Deus gerou em seu corpo uma criança. Sobrenaturalmente ela estava grávida e quem acreditaria nisso? Será que José acreditaria? Sua família, os religiosos que poderiam apedreja-la até a morte? Diante de tal anúncio, Maria responde:
Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.
Maria crê e aceita o propósito de Deus pra sua vida, mesmo sem ter garantias do que viria com essa dádiva. No tempo que ela viveu, as mulheres não eram ouvidas, não tinham direito de estudar e nem poderiam ser testemunhas de algum crime, elas não tinham direitos e mesmo correndo riscos, ela escolhe confiar em Deus. Me pergunto o quanto ela conhecia sobre Deus, pra confiar nEle assim. Deus vai revelando seu cuidado com sua serva, só avisar José sobre a gravidez santa, ao guia-los para lugares seguros, ao cobri-los com o Espírito Santo, ao curar da esterilidade sua prima Isabel. Maria começa então a viver inúmeras experiências com Deus que a fortaleceram até o fim de sua vida. Maria foi feliz ao ser escolhida pra ser a mãe do Salvador. Feliz por ter caminhado e cuidado de Jesus junto com José. Imagino Maria observando Jesus em cada momento da sua vida, os medos e as tristezas... Não deve ter sido fácil.
É maravilhoso ver em Atos 1:14, Maria, os irmãos de Jesus, as outras mulheres e os discípulos todos reunidos aguardando o derramamento do Espírito Santo, conforme Jesus havia prometido. Só consigo imaginar Maria missionária e evangelista depois disso. Uma mãe que vê seu filho nascer, crescer, cumprir seu propósito, morrer e ressuscitar, subir ao céu e lhe deixar O Amigo Consolador. Que nós sejamos como essa mulher admirável, e corajosamente declaremos que, somos servas do Senhor; que cumpra-se em nós segundo a vontade dEle.
Oração:
Amado Pai,
Como é prazeroso aprender com a Tua Palavra.
Obrigada pelo Teu ensino e por me escolher para cumprir os teus planos.
Pai querido, me ajude a ter uma fé corajosa e destemida como Maria, pra que eu possa me render a Tua vontade e sempre responder sim a Ti.
Te agradeço por estar sempre comigo, me sustentando e provendo sustento que me alimenta.
Pai, nós precisamos de Ti. Levante Senhor mulheres destemidas e corajosas como Maria nessa geração! Mais mulheres comprometidas com Teus planos e dispostas a viverem o propósito para que o Senhor nos formou.
Levante Senhor um exército de mulheres apaixonadas por Ti e enche cada uma com uma porção dobrada do Teu Espírito, para lutarmos e guerrearmos por nossas famílias, nossa igreja, cidade e nações.
Que venha o Teu Reino sobre nós em nome de Jesus.
Amém.